Os fractais são formas geométricas abstratas de uma beleza incrível, com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área finita. Constatou-se ainda que todas estas formas e padrões possuíam algumas características comuns e que havia uma curiosa e interessante relação entre objetos geométricas e aqueles encontrados na natureza.
O fractal é gerado a partir de uma fórmula matemática, às vezes simples, mas se aplicada de forma iterativa, produz resultados fascinantes. Seu criador Benoît Mandelbort, nascido na Polônia, em 1924, sua família emigrou para França, devido a Segunda Guerra Mundial. Seu tio Szolem Mandelbort era responsável pela sua educação, era professor de matemática no “Collége de France”. Benoît freqüentou o “Lycze Rolin” em Paris, logo após estudou em Lyon, e , mais tarde foi para os EUA. Por fim estudou no Ècole Polytechnique e na Sorbone em Paris e no Instituto Californiano da Tecnologia.
A geometria fractal ajuda a aproximar as ciências naturais e a computação da pesquisa matemática, e é utilizada como instrumento principal em várias ciências.
Os Fractais são auto-semelhantes, ou seja, cada parte é semelhante a toda figura. Isso é uma forma irregular que pode subdividir em partes, e cada parte será uma cópia menor da forma toda.
Para gerar um fractal é necessário uma sucessiva interações de uma função sobre cada ponto. Na construção de um fractal, substitui o segmento original por três segmentos com metade do comprimento anterior.
Vejamos alguns exemplos de fractais como:
*Rosa que é um fractal natural.
*Luna-Violeta
*Spiral-Flower
A geometria fractal e seus conceitos têm se tornado uma ferramenta central em muitas ciências, por exemplo, na geologia, na meteorologia, entre outras. Ao mesmo tempo fractais são do de designers gráficos e cineastas pela sua habilidade de criar formas novas formas e mundos artificiais mais realistas. Por exemplo, na computação gráfica os fractais são utilizados para representar elementos da natureza como, crateras, planetas, plantas, ondulações de água, entre outras representações.
Na disciplina escolar não tem geometria fractal, mas seria bom que tivesse como um conteúdo da matemática, pois as pessoas poderiam se interessar por essa geometria, ela tem um conteúdo muito interessante.
Os fractais são muito bonitos, vejamos algumas fotos de fractais:
domingo, 28 de setembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)